REFLEXÃO PARA TODOS DA BLOGOSFERA GUAMAREENSE
imagem do dia coragem ação e firmeza
Eleitores de Itápolis (SP) e Almirante Tamandaré do Sul (RS) voltam às urnas neste domingo (1º), a partir das 8h, para eleger seus prefeitos e vice-prefeitos em novas eleições.

O prefeito de Itápolis (SP), Júlio César Nigro Mazzo (PRP), e seu vice, José Luis Kawachi, tiveram seus registros cassados por terem usado o jornal oficial do município para realizar propaganda institucional nos três meses que antecedem o pleito, período vedado pela legislação eleitoral.
No domingo, quatro candidatos disputam a prefeitura do município. São eles: Antonio Cruz, pela coligação Amo Itápolis; Carlos Augusto Biella (PV); José Luis Kawachi, pela coligação Para o Sol Voltar a Brilhar; e Moacyr Zitelli, pela coligação Unidos por uma Itápolis Melhor. Segundo a legislação, não pode concorrer na nova eleição o candidato que deu causa à nulidade do pleito de 2012 Itápolis tem 31.275 eleitores aptos a votar no pleito.

Rio Grande do Sul
Em Almirante Tamandaré do Sul (RS), o prefeito Ironi Sebben (PMDB) e seu vice Valdemar Jacomelli (PT) tiveram os diplomas cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A esposa de Ironi Sebben já havia exercido dois mandatos como prefeita no município, assim, pelo TRE, ele não poderia se candidatar em 2012.

Concorrem ao cargo de prefeito nas eleições de domingo os candidatos: Valdeci Gomes, da coligação Unidos por Almirante Tamandaré do Sul; e Micheli Fardo, da coligação Competência a Serviço do Povo. O município tem 1.690 eleitores aptos a votar.

Outras eleições
Até o momento, para os próximos meses, está marcada uma nova eleição em Pedra Grande (RN), no dia 12 de abril deste ano.



Alcides Fernandes na expectativa para reassumir o cargo de prefeito
Mais um capitulo da novela que envolve o cargo de prefeito da cidade de Caiçara do Norte. O Diário Eletrônico da justiça Eleitoral, traz em sua edição deste sábado o resultado de julgamento de Recurso Especial Eleitoral que teve como relator o Ministro do TSE Gilmar Mendes e recorrente Alcides Fernandes.
Confira do teor do recurso publicado:

Ementa:
ELEIÇÕES 2012. RECURSO ESPECIAL ELEITORAL. REPRESENTAÇÃO COM BASE NO ART. 41-A DA LEI Nº 9.504/1997. GRAVAÇÃO REALIZADA POR UM DOS INTERLOCUTORES. JURISPRUDÊNCIA DO TSE CONSIDERA ILÍCITA A PROVA. ILICITUDE POR DERIVAÇÃO DAS DEMAIS PROVAS. SEGURANÇA JURÍDICA. PROVIMENTO DO RECURSO.

1. Conquanto guarde reservas quanto à tese de que a gravação ambiental realizada por um dos interlocutores é prova ilícita, mormente se se verifica que não se cuida de interceptação telefônica sem autorização, entendida assim como a realizada por um terceiro estranho à conversa, a conclusão acerca da ilicitude desse meio de prova está consolidada nas eleições de 2012.

2. A segurança jurídica recomenda manter o entendimento em processos da mesma eleição.

3. A gravação ambiental realizada por um dos interlocutores foi a prova que ensejou o acolhimento das demais constantes dos autos, sendo estas últimas ilícitas por derivação, na linha da atual jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral.

4. Recurso especial eleitoral provido. Acordam os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, por maioria, em conhecer do recurso e provê-lo, nos termos do voto do relator.

Brasília, 11 de dezembro de 2014.

Presidência do Ministro Dias Toffoli. Presentes as Ministras Rosa Weber, Maria Thereza de Assis Moura e Luciana Lóssio, os Ministros Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha e Admar Gonzaga, e o Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Eugênio José Guilherme de Aragão


kerginaldomacau
O Jornal de Hoje também destacou que as recentes quedas no repasse dos royalties não são o maior problema da prefeitura de Macau. Afinal, o município e, principalmente, os macauenses, poderão sofrer, também, com a suspensão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), imprescindível para custear boa parte das despesas de Macau, como a folha de pessoal. E qual motivo dessa suspensão? Aparente incompetência do prefeito local, Kerginaldo Pinto, do PMDB.
O chefe do Executivo, que acabou de gastar mais de R$ 1 milhão com o cachê de bandas para o carnaval, não tem repassado informações que alimentam o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), não foi alimentado conforme determina a Lei complementar 141.
O SIOPS faculta aos Conselhos de Saúde e à sociedade em geral a transparência e a visibilidade sobre a aplicação dos recursos públicos. É considerado um importante instrumento para a gestão pública em saúde, pois a partir das informações sobre recursos alocados no setor, têm-se subsídios para a discussão sobre o financiamento e planejamento do SUS. A prefeitura de Macau, no entanto, não transmitiu os dados para cálculo do demonstrativo. Isso acarretará sanções previstas na Lei Complementar Nº 141.


Garibaldi_HenriqueAlves
A Tribuna do Norte destaca que o Superior Tribunal de Justiça emitiu certidão do trânsito em julgado sobre o Recurso Especial número 1413013, que inocentou o senador Garibaldi Alves Filho e o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves. Ou seja, é o final do processo no Judiciário e com a absolvição dos acusados. O processo era referente ao suposto uso da Secretaria de Governo para promover uma candidatura, que nem mesmo chegou a ser lançada.
Um processo absurdo, sem nenhuma fundamentação legal, que foi preciso depois de tanto tempo e irresponsáveis explorações políticas, ser arquivado por unanimidade pelo STJ”, destacou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Ele lamentou que a reparação chega tardia. No STJ o processo teve como relator o ministro Mauro Capbell Marques.


agripinomensagem
Depois da matéria vinculada no Fantástico, no último domingo (22), o senador José Agripino (DEM) está inclinado a se pronunciar no Senado sobre suposto recebimento de propina. A acusação foi feita pelo empresário George Olímpio, citado na operação Sinal Fechado.
Só que não…
O líder democrata foi aconselhado a abdicar da ideia.
O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Guamaré, Eudes miranda (PTN), anunciou a abertura dos trabalhos legislativo em plenário, que será realizada na próxima terça-feira, 3 de fevereiro. O presidente convida toda população para participar da seção ordinária
Na ocasião será feita a escolha das Comissões Permanentes de 2015. A questão faz parte da pauta dos parlamentares desta semana e será decidida no dia da sessão ordinária.
Ao todo são quatro: Comissão
Cada comissão é composta por três parlamentares, sendo um Presidente, um secretário e um membro. Eles são encarregados de emitir os pareceres quanto à legalidade para que os projetos possam ser votados pelo plenário.  “A formação das Comissões é fundamental para o bom andamento democrático e social das atividades na Casa de Leis, com a análise e fiscalização de projetos que visam o desenvolvimento do município e uma melhor qualidade de vida dos Guamareenses”, enfatizou Eudes Miranda.


casal gestor Hélio e Cristiane
NESTE PEQUENO PEDAÇO DE PAPEL COMEÇA A HISTORIA DE UM LÍDER
FOI NO ANO DE 2000 QUE SURGIU UM NOME QUE MUDARIA O SENÁRIO POLITICO DE GUAMARÉ NESTE PAPEL, ESTAR O NOME DE" HÉLIO DE MUNDINHO" CANDIDATO A VEREADOR PELO ENTÃO PMDB  JUNTO COM ELE, TEM DIVERSOS NOMES MAIS SÓ FORAM ELEITO PARA A LEGISLATURA, (2001) A (2005) HÉLIO COM UMA EXPRESSIVA VOTAÇÃO DE 198 VOTOS CLAUDIONOR COM 186 E CARLOS CÂMARA COM 174 VOTOS, E OS TRÊS FORAM OVACIONADOS COMO OS TRÉS MOSQUETEIROS, O NOME FOI DADO PORQUÊ  OS 3 LUTAVAM PELO O POVO E CONTRA A MAIORIA DA CASA ERAM 3X6 
CLAUDIONÓR HÉLIO E CARLOS
Hélio claudionór pretinha e carlos
CÂMARA MUNICIPAL DE GUAMARÉ AUQI COMEÇA UMA NOVA VIDA E UMA NOVA ESPERANÇA

HÉLIO E PRETINHA FARÃO DE GUAMARÉ UMA CIDADE BEM MELHOR DE SE VIVER  O líder ideal não é temido, é amado. Não se impõe, é servido com prazer. Entende que sua liderança existe em função dos liderados e não o contrário. Quem acredita que os liderados estão ali em função de si será sempre um homem com uma miragem. O bom líder é imitado por seus subordinados, é um exemplo, um modelo. Suas decisões não são questionadas
O bom líder não é o que usa artifícios e estratégias para se impor, mas é reconhecido espontaneamente como alguém que sabe apontar caminhos.  mas porque os subordinados o reconheceram como tal e lhe entregaram  A LIDERANÇA
wilama e seu borges
Transmito aos familiares irrestrita solidariedade pela morte do pai de socorro de wilama, ocorrida na madrugada de hoje (28), no Hospital  do distrito de baixa do meio.
Seu Francisco justino da silva, mas conhecido como seu borges, Ele sempre foi um homem simples e de raízes humildes.O sepultamento acontecerá logo mais as 17:00 hs.
Nada que o blog escrever aqui irá consolar a dor dos familiares e amigos, mas gostaria de dizer que tenham forças de superar este momento de perda e que Deus possa confortar cada um.


O debate acerca da proposta de ampliação do mandato dos atuais prefeitos e vereadores de todo o Brasil pelo período de dois anos deve gerar muita polêmica na Câmara dos Deputados. O tema consta da reforma política que segue em discussão no Congresso Nacional, a qual prevê eleições unificadas em todo o território brasileiro. Atualmente, há no país pleitos de dois em dois anos.   
Com a unificação das eleições, duas medidas podem ser tomadas e a decisão deve depender do que for acordado entre os parlamentares. Entretanto, os fatos apontam para dois caminhos: ou haverá a prorrogação dos mandatos dos atuais alcaides e edis, ou ocorrerá uma eleição com mandato de dois anos para os eleitos, no intuito de que as datas presidenciais e municipais coincidam a partir de 2018.

10801707_418798261623568_7052380568440703417_n1

Já está sendo anunciada a programação oficial da edição 2015 da festa de São José, patrono do público católico do distrito de lagoa doce municipio de guamaré.
O itinerário oficial será vivido dia 21 de março próximo, com o tema Fé e Devoção: São José, ajude as famílias em sua missão.
O primeiro ato da festa, no dia 21, um sabado, será a Oração do Angelus, na igreja de lagoa doce, no municipio de guamaré, às 18h, seguida da procissão pelas ruas do distrito com a imagem do padroeiro, saindo da sede da paróquia 
Às 19h30 ocorrerá a cerimônia formal de abertura do roteiro festivo, manifestação que contará com a presença do Padre Flavio.logo em seguida a festa social com Zé sanfoneiro doce pecado  swingada forrozeira;;


O sorteio do concurso 1.682 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (28), poderá pagar o prêmio de R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas.
O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Ibirubá (RS), de acordo com informação do portal UOL Notícias.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, com o valor do prêmio, o ganhador poderá adquirir 15 imóveis de R$ 200 mil cada, ou ainda uma frota de 120 carros populares.
Se quiser investir, aplicando o prêmio de R$ 3 milhões na poupança, o sortudo poderá se aposentar com uma renda de R$ 18 mil por mês.
A instituição financeira faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados.
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país.
A aposta mínima custa R$ 2,50.

  • IMG_7318
    Mais um ano de trabalho para o Grupo de Teatro e Dança Tamanco de Pau de Guamaré, devido o grande sucesso e ter repercutido em todo o RN em 2014, a direção do grupo resolveu inovar a grade de diretores para a paixão de cristo este ano de 2015. Com 6 diretores trabalhando este ano a encenação da maior peça teatral do mundo promete muitas emoções e uma grande surpresa a todos os telespectadores.
    IMG_7363
    Jackson Ferreira é um dos diretores que foi convidado para assumir a grande responsabilidade do cenário, Jucelino também fará parte da grade dos diretores e assumirá também como figurinista, Moacir Reinaldo que no ano passado esteve trabalhando incansávelmente assumirá também essa responsabilidade, Manoel Reis (Barata) é um dos diretores de cenas e já faz bastante tempo que dirige esta belíssima apresentação e este ano o mesmo esta trabalhando profundamente para conseguir mais um sucesso com este grande elenco, Maria do Rosário além de diretora geral é também a presidenta do grupo tamanco de pau e organiza todas as tarefas principais do grupo, em 2014 a mesma contou com o apoio do poeta, artista plástico e comunicador Gonzaga Filho, que também já confirmou sua presença este ano, Gerson almeida (Editor do Guamaré em Destaque) que iniciou na paixão de cristo como figurante e após alguns anos atuou como ator, fazendo diversos personagens como: ‘Apóstolo de Jesus’, ‘Centurião’, ‘mensageiro do diabo’, ‘endemoniado’ e ‘Pilatos’, assumirá pela segunda vez como diretor de cena.
    IMG_7404
    O elenco já esta sendo escolhido e preparado para esta grande apresentação que acontecerá nos dias 3 e 4 de abril em Guamaré e no Distrito de Baixa do Meio, novos atores estão sendo treinados para assumirem como atores coadjuvantes. Jucelino além de assumir como diretor também atuará na peça, fazendo o personagem ‘endemoniado’. “Sei qual é a sensação de assumir tal papel, pois exige muita interpretação, molejo e as famosas caras e bocas” afirmou Gerson Almeida que assumiu o mesmo personagem por mais 5 anos.
    11039495_595727540560217_1050369779_n
    Foto: Arquivos da Paixão de Cristo 2006 – Ator Gerson Almeida
    Todo ano a direção inova as dançarinas do bacanal e este ano a escolha das meninas ainda esta sendo feita. As mesmas estão passando por diversos treinamentos prolongados e os ensaios são diários, é um trabalho bastante cansativo, mas, muito prazeroso, pois a dança as quais as mesmas estão ensaiando é como uma terapia, a música mexe com a mente e a dança, com o corpo. É uma ótima terapia anti-stress.
    IMG_7343
    Em 2014 o ator Fábio Silva atuou como ator principal da peça fazendo o papel de Jesus Cristo , em 2015 quem assumirá esta enorme responsabilidade é o ator Julio Siva, que também já esta ensaiando incansávelmente.
    IMG_7381 Nossos agradecimentos a todos que compõe o elenco da paixão de cristo de Guamaré e estão todos os anos dispostos a contribuir com a divulgação desta linda história que emociona e alegra os povos do mundo inteiro a história do homem mais sublime que já existiu e existi até hoje, Jesus Cristo. Veja mais!   FONTE: http://guamareemdestaque.com/
    IMG_7365IMG_7366IMG_7373IMG_7379IMG_7384IMG_7385IMG_7395IMG_7399IMG_7411IMG_7428IMG_7430IMG_7434
Uma mulher de 37 anos ficou ferida depois do carro que dirigia cair em um penhasco próximo à praia de Grumari, na Zona Oeste do Rio, nesta sexta-feira (27). Um helicóptero e uma motoaquática foram usados na operação de resgate da vítima.
O acidente aconteceu na Avenida Estado da Guanabara, entre as praias de Abricó e Grumari. O veículo ficou destruído e a motorista, segundo o Corpo de Bombeiros, estava lúcida quando foi socorrida, por volta das 13h40.
A mulher foi levada para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por volta das 17h o estado de saúde dela era estável e ela permanecia em observação na unidade médica.
Até o começo da noite não haviam sido esclarecidas as circunstâncias em que o acidente ocorreu.


As contas de luz no Brasil vão aumentar, em média, 23,4% a partir da próxima segunda-feira (2), quando começa a vigorar a revisão extraordinária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (27).

Para os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a alta vai ser de 28,7%, na média, 4,5 vezes maior que a aplicada para aqueles que vivem em estados do Norte e Nordeste, que será de 5,5%, também na média.

Essa diferença ocorre porque os consumidores das três primeiras regiões terão mais custos para cobrir com essa revisão extraordinária. Um exemplo é a energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu, que atende a todo o país e foi reajustada em quase 50% em 2015, mas que é repassada apenas às contas de luz de moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Ao todo, a Aneel autorizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia do país. Os cerca de 1,2 milhão de consumidores da AES Sul, que atende em 118 cidades do Rio Grande do Sul, terão o maior reajuste, de 39,5%.

Entre as maiores distribuidoras, os mais altos serão da Copel (36,4%), que atende a clientes no Paraná, da Eletropaulo (31,9%), que atua em São Paulo, e da Cemig (28,8%), que atende a consumidores de Minas Gerais. Veja, abaixo, lista das distribuidoras e respectivo reajuste.


Clientes de quatro distribuidoras não serão atingidos pelo reajuste extra das contas de luz. Os da CEA, do Amapá, porque a empresa não pediu à Aneel a revisão extraordinária. Já os da Amazonas Energia (AM), Boa Vista e CERR (RR), estão livres porque vivem em regiões que não são atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), rede de linhas de transmissão que liga o país, e por isso não participam do rateio de contas do setor
.

(***) Fonte: G1.globo.com
Na data de ontem, dia 26 de fevereiro de 2015, a secretária Municipal de Educação em Guamaré, Iracema Maria Morais da Silveira, juntamente com a sua adjunta, Maria Goretti Dias de Oliveira e o coordenador do Educacenso no município, Fábio Bezerril, receberam das mãos das coordenadoras do Educacenso da 6ª DIREC de Macau, uma comenda por ter sido o município desta área que mais se destacou no trabalho realizado no Educacenso 2014. Este prêmio foi oferecido pela Secretaria Estadual de Educação – ATP/GAEE, as Direc’s, para as mesmas, avaliarem e entregarem aos municípios os quais desempenharam um bom trabalho no Educacenso 2014. Vale ressaltar, que para cada DIREC do nosso estado, foi encaminhado apenas 02 (duas) comendas, uma para a própria sede da DIREC e a outra para o município parceiro sob a responsabilidade das mesmas que mais se destacouno trabalho do Educacenso 2014.



  túmulos no antigo cemitério começa a aparecer



http://pmsaorafael.blogspot.com.br/ Cidade antiga de São Rafael antes de ser inundada pela barragem. São Rafael antiga, como muitos falam, há anos ficou submersa para dá lugar a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na época as famílias que ali residiam teriam sido remanejadas  para a atual São Rafael e recebido residências de acordo com a que possuíam na antiga cidade. Do cemitério, restos mortais , segundo o DNOCS ( Departamento Nacional.


A Previdência Social está, mais uma vez, na mira do governo. Depois de começar este ano editando as Medidas Provisórias 64 e 65, que reduzem direitos como o auxílio-doença, pensão por morte e PIS, o governo Dilma já se articula para aprovar o Fator 85/95, mecanismo que aumenta a idade mínima para ter direito a aposentadoria.

Segundo entrevista com o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, ao jornal O Estado de S. Paulo, do último domingo, dia 22, a intenção do governo Dilma é aprovar as mudanças naPrevidência, através das MPs 664 e 665, e depois girar todos os esforços para substituir o atual Fator Previdenciário pela nova fórmula 85/95.

“A fórmula 85/95 é a melhor para aposentados”, afirmou na maior cara de pau o ministro. “Em média, a expectativa de vida chega a 84 anos e a idade média de aposentadoria por tempo de contribuição é de 54 anos. Então, o cidadão fica 30 anos, em média, recebendo aposentadoria. Não há sistema que aguente”, disse.

Como sempre, o governo repete os velhos e falsos argumentos de que é preciso reduzir as “despesas” com a Seguridade, que “gasta muito e é deficitária”. Contudo, os objetivos por trás das medidas são os mesmos de sempre: desviar recursos da Previdência para o pagamento dos juros da Dívida, garantindo lucros a banqueiros e especuladores internacionais, e favorecer o bilionário mercado dos planos privados de aposentadoria.



Um corpo foi encontrado boiando nas margens do Rio Açu, na manhã desta sexta-feira, no município de Açu. A Polícia Militar (PM) foi acionada e fez o isolamento do local para a chegada dos peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP).

O corpo ainda não foi identificado. Esta é a terceira ocorrência de afogamento no Rio Grande do Norte, com mais dois em Upanema.


drogarede
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu pelo menos 10 toneladas de maconha na madrugada desta sexta-feira (27) na rodovia Régis Bittencourt, em São Paulo. Segundo a PRF, a droga vinha de Foz do Iguaçu, no Paraná, com destino a Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O motorista do veículo foi preso.
Segundo a PRF, a droga estava escondida dentro de carga de milho e teria vindo de Ciudad Del Este, no Paraguai. O motorista foi abordado no pedágio da rodovia Régis Bittencourt, nas proximidades do município de Itapecirica da Serra. Ele foi parado para uma fiscalização de rotina e teria apresentado documentação falsa.
Ao ser preso, o motorista disse transportar 15 toneladas de droga, contudo, a PRF acredita que sejam 10 toneladas. Ele disse ter recebido R$ 30 mil pelo transporte da mercadoria, valor considerado baixo pelos policiais devido ao trajeto de mais de 3 mil quilômetros. De acordo com a PRF, em 2014 foram apreendidas 12,8 toneladas de maconha em São Paulo. De acordo com a PRF, a droga começou a ser pesada às 8h da manhã.

Como o blog noticiou, começou ontem o período para
 
 realização de convenções para escolha de candidatos
 
 para a eleição suplementar no município de Pedra
 
 Grande.
 
 

A convenção vai  escolher os candidatos de oposição a
 
 prefeito e vice-prefeito de Pedra Grande. O evento
 
 deverá homologar as candidaturas de Valdemir
 
 Belchior(prefeito) e Virgínio Gabi(vice-prefeito).

A situação ainda não anunciou formalmente a sua
 
 convenção que indicará o nome do vereador Felipe
 
 Victor para disputar o pleito. As convenções terão que
 
 serem realizadas até domingo
 
 

folha de pedra grande


Está sendo creditado nesta sexta (27) nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio do mês de fevereiro de 2015, que será de R$ 1.698.466.470,72.
Este valor é referente ao total descontando a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Em valores brutos, isto é, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 2.123.083.088,40, de acordo com informação do portal da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Em comparação com o terceiro decêndio de fevereiro de 2014, este teve um crescimento expressivo de 14,1%, isso em termos brutos e nominais, sem considerar a inflação.
O acumulado dos decêndios de fevereiro soma R$ 8,301 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 9,083 bilhões, porém, em termos reais, teve uma queda de 8,6%.
Em 2014 o FPM soma R$ 16,433 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 17,648 bilhões.
Em termos reais, houve uma queda de 6,9%.
De acordo com a Receita Federal para o mês de março espera-se uma redução de 32% em relação a fevereiro.