Guamaré participa de reunião referente ao Garantia Safra 2015




Realizou-se nesta quinta-feira (24) de setembro no auditório da IFERN da cidade de João Câmara às 09h00min da manha, uma reunião com representantes dos territórios Sertão Central Cabugi e Litoral Norte e o Território do Mato Grande 

para juntos com os representantes do MDA Ministério de Desenvolvimento Agrário o Sr. Dario de Andrade Delegado do MDA no RN e o Sr. José Henrique Assessor Técnico do MDA Brasília – DF. Na pauta da reunião, as mudanças nas linhas de crédito do Banco do Brasil e Banco Safra, os novos segmentos no qual os agricultores deverão tomar com as novas medidas do Governo Federal. 


Mediante a situação da seca no Nordeste, os agricultores deverão procurar as Secretaria de Agricultura para reverem seus cadastros e as DAPS para obterem os benefícios do Governo Federal. No decorrer da palestra o Sr. José Henrique destacou a agricultura familiar, como uma das fontes de renda para os agricultores e seus benefícios no dia a dia no fornecimento de alimentos em nossas mesas, já que 70% dos nossos alimentos são produzidos na

 agricultura familiar. Para isto é preciso observar as linha de crédito dos bancos, obter as informações nas secretarias de agriculturas de cada cidade e a elaboração de projetos juntos aos Técnicos da EMATAER de seus respectivos município. Em outro ponto que o Sr. José Henrique destacou o plano Safra 2015/2916 do Governo Federal, plano este que visa trabalhar o homem do campo dentro e um sistema de cooperativismo através de projetos devidamente elaborados por técnicos agrícolas das EMATER de cada Estado da Federação. 

Também foram abordados as questões do PRONAF, e o valor de 28,9 bilhões de reais para o garantia safra 2015/2016, em todo o País, sendo que para o RN esta destinado R$ 30 milhões do PRONAF tendo como objetivo um programa nacional de fortalecimento da agricultura no Brasil. Participaram desta reunião os seguintes representantes de Guamaré: Assentamento Lagoa de Baixo – Francisca Xavier de Abreu Assis, Cassimiro Dantas Técnico em Apicultura, Kérem Rapuk Técnica em Agrologia e José de Arimateia, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (representando o Secretário Celso Mariano).

Postar um comentário

0 Comentários