Os estados onde mais gente sofre com doenças do coração


No estado de Minas Gerais, 6,3% dos adultos têm diagnóstico de alguma doença do coração. O número é o mais alto do país, cuja média é de 4,2%. Os dados são do IBGE.
Também é em Minas que está a maior proporção de adultos com colesterol alto – por lá, 14,8% das pessoas com 18 anos ou mais apresentam o problema. A média nacional é de 12,5%. Assim como o diabetes, o colesterol alto é um dos fatores de risco para as doenças cardíacas.
Dentre pessoas com esses problemas no Brasil, 13,5% sofrem com limitações intensas em suas atividades devido à doença. Em Minas, esse número sobe para 14,5%.
Além dos mineiros, também aparecem no topo do ranking das doenças do coração os habitantes de Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul.
Na outra ponta está o Pará. No estado do Norte, apenas 1,5% dos adultos foram diagnosticados. Maranhão e Amazonas também estão abaixo da média nacional, com 1,6% e 1,7%, respectivamente.
Na tabela abaixo é possível ver os dados para todo o país. Além de informações sobre problemas cardíacos, estão disponíveis os números sobre AVC (cuja ocorrência está muitas vezes associada ao coração), colesterol e diabetes.
Veja nas fotos acima os números para cada estado brasileiro. As informações são da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, feita pelo IBGE, e se referem a pessoas com 18 anos ou mais.
Exame.com

Postar um comentário

0 Comentários