Quase sem comida, tripulação de navio retido no RS faz apelo por ajuda

  Tripulantes de um navio retido há mais de três meses próximo ao Porto do Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, fizeram um apelo por ajuda nesta terça-feira (25). Segundo fiscais do Ministério do Trabalho, eles têm mantimentos como água e comida para mais dois ou três dias.
O navio Adamastos, de bandeira liberiana, foi carregado no porto com 50 mil toneladas de soja em agosto. Mas ao sair de um terminal, a embarcação acabou encalhando. Rebocadores foram contratados e levaram o navio do canal de navegação a uma área a 12 km da entrada do porto.
saída do porto foi impedida até o pagamento das dívidas, estimadas em R$ 3 milhões.
O impasse revoltou os 22 tripulantes do navio. Eles são naturais de sete países: Filipinas, Grécia, Geórgia, Romênia, Egito, Ucrânia e Indonésia. Por e-mail, eles denunciaram para a Marinha as más condições de Durante uma vistoria, a Marinha identificou problemas na estrutura do navio e constatou que o dono da embarcação não pagou as tarifas portuárias nem a empresa de rebocadores que prestou o serviço. A trabalho. Afirmaram que estão há seis meses sem receber salários e que alguns estão há um ano a bordo da embarcação.
Nesta terça-feira (25), fiscais do Ministério do Trabalho subiram a bordo do navio para uma vistoria. Os tripulantes estenderam uma faixa com um pedido de socorro escrito em inglês. Eles alegam que a comida, água e o combustível dentro da embarcação estão no fim.
“Eles têm água para mais um ou dois dias e em relação a comida, eles alguns gêneros, praticamente só arroz e massa. Eles pedem a aplicação da Convenção nº 166 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que seria a reptriação para seus países de origem”, diz o auditor-fiscal do Trabalho, Fábio Lacorte da Silva.

Um relatório será encaminhado pela Delegacia Regional de Trabalho para o Ministério das Relações Exteriores para que o Brasil acione os países envolvidos no impasse, principalmente o dono do navio, que é da Grécia. A carga de soja do navio é avaliada em US$ 18 milhões.

Postar um comentário

0 Comentários